2006/04/14

O MEU BARCO

Quem passe hoje pela Trafaria não consegue vislumbrar a praia maravilhosa que aqui existiu.

È comparável com algumas senhoras octogenárias, em que apercebemos remotos traços de uma beleza impar que o tempo e a vida foram corroendo.

Não era raro, contemplarmos a evolução dos golfinhos que visitavam o Tejo em busca de um azul que agora não existe.

Era neste areal outrora limpo que vinha passar a época estival, banhando-me em águas onde a poluição ainda nem sequer era conhecida, aprendendo em cada pôr do Sol o milagre de existir.

Por vezes sinto que este local se limitou a envelhecer comigo e, um dia se apagará quando a minha memória se extinguir, tantos são os momentos a que a estes lugares estão ligados.

Aquele Verão de 1957, por exemplo, foi um Verão formidável:

O meu pai tinha-me comprado um barco, um barco a sério que embora precisasse de cuidados urgentes de calafetagem e pintura para ser posto a navegar, foi dos melhores presentes que recebi.

Estava plantado na areia longe da água, mas isso não impedia a minha imaginação de o fazer navegar e enfrentar as marés dos meus sonhos.

Ao longo daquelas férias passei horas a fio a remar em seco, remadas que iam abrindo covas na areia de cada lado do meu barco, levando-o célere através dos oceanos infinitos do meu cérebro de criança.
Por vezes punha-me de pé na popa do meu barco, dando-me ares de lobo do mar e de comandante de um grande navio.

- Para o ano que vem , vamos mandar arranjar o teu barco e vamos pô-lo de novo na água – prometia o meu pai, fazendo-me desejar que “o ano que vem” fosse logo amanhã e que o minha imaginação projectasse ainda mais viagens numa espiral de sonho e de fantástico.

Mas, como cantava o meu avô: “na dor contam-se os segundos, no prazer esquecem-se as horas”, aquele Verão de 1957 passou muito depressa e aqueles três meses de enlevo e felicidade estavam a chegar ao fim.

Nem tudo foram rosas porque, cioso da posse e do comando do meu barco, muitos tinham sido os “clandestinos” da minha idade que eu tinha atirado pela borda fora, esgotando a paciência da minha mãe.

Era escusado, então não era eu o capitão do navio ? Não tinha a liberdade de escolher quem podia navegar comigo no meu barco ?

Cansada de tantos e variados conflitos, a minha mãe sem que eu soubesse, deu ordem ao banheiro para desmantelar e queimar o meu barco quando as férias chegassem ao fim.

Assim, na última semana daquelas férias, o meu barco desapareceu da praia e eu fiquei convencido que o tinham levado para arranjar, conforme o meu pai me tinha prometido.

Num dos últimos dias desse Verão, ao sairmos da praia, reparei numa fogueira que ardia em labaredas por traz do balneário da praia e, com a minha perspicácia de criança, pareceu-me reconhecer algumas tábuas do meu barco.

Realmente, no ano seguinte o meu barco não estava lá, as lágrimas rolaram-me pela face, o meu barco nunca mais iria ao mar, agora era apenas um sonho feito em cinzas e, pela primeira vez, o meu pai ia faltar ao prometido.

Há dias completei meio século de existência, das mãos do meu velho pai recebi uma das mais gratas prendas de toda a minha vida:

Numa bonita moldura, uma velha fotografia a preto e branco mostrando a criança que fui, de pé na popa do meu barco.

Quarenta e cinco anos depois finalmente a promessa estava cumprida, calafetado com a força do amor e pintado com as cores do sonho, o meu barco estava de novo a navegar rumo a infinitos de azul e de violeta.


Abrantes, 25 de Maio de 2002
Eduardo Ramos de Morais

3 comentários:

José Daniel Ferreira disse...

Acabei de ouvir esse Fado de seu Avô e essa frase chamou-me de imediato a atenção. É maravilhosa. Mas não consegui apanhar o nome do fado. Será que me pode dizer?

Zé da Berruma disse...

Gostava de lembrar um facto. O Carlos Ramos, no Verão alugava uma casa, que pertencia ao Saloio, na Trafaria,Rua Miguel Bombarda, ou seja, eu morava por cima da Casa do Saloio. Por acaso, era simpatizante do Belenenses. Toda aquela gente que morava ali, também eram do Belém. Nunca me posso esquecer, estive presente no anos da filha do Carlos Ramos. Zé da Burruma. Abraço!

jose luis covita disse...

Texto lindíssimo e muito bem escrito.